quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

COMO OS HEBREUS VIVEM ATUALMENTE


    Outro povo que mantém sua presença entre nós são os hebreus (judeus ou israelitas). Não há como ignorarmos todo o atual conflito no Oriente e no qual o Estado de Israel está diretamente envolvido. 

Israel é o primeiro nome dado ao Estado fundado , por volta do século XII a. C., pelos hebreus, povo de origem semita. O termos significa provavelmente "aquele que lutou com Deus" , em clara referência ao ancestral Jacó. 
A história desse povo é assinalada por uma série, quase que infindável, de conflitos e divisões internas, além das várias anexações pelas quais passaram ao longo do tempo. Porém, o que nos chama a atenção é a presença de uma religião monoteísta que sempre manteve a unidade política desse povo e, atualmente, se coloca como um dos fatores que envolve o conflito com os demais povos da Palestina e Oriente. Também é pertinente lembrarmos que a ortodoxia na religião hebraica e a insistência na criação de um Estado para os hebreus são causas de divisionismos internos, haja vista, a polêmica entre os hebreus a partir do movimento sionista iniciado em 1897 por Theodor Herzl que redundou na criação do Estado de Israel em 1948.

      No século XIX, o movimento sionista, organizado por Theodor Herzl, passou a ocupar terras na Palestina e com o apoio da Inglaterra, interessada em pender o equilíbrio político e econômico para seus interesses. Dessa forma, a presença judaica passou, aos poucos, a superar a de palestinos, descendentes dos antigos filisteus. Em 1948, a Assembléia Geral da ONU, sob impacto do holocausto criou o Estado de Israel, e propôs também a criação do Estado Palestino, que não foi aceita pelos mesmos. Assim, o povo hebreu, agora conhecido como judeu, está de volta à Terra Prometida. Enquanto isso os palestinos lutam pela criação de um Estado Palestino, incluindo Jerusalém, se utilizando inúmeras vezes de atentados terroristas contra Israel ( cujo estado não é reconhecido por eles). E essa velha guerra continua até hoje e parece que ainda vai se arrastar por um bom tempo. 
       Hebreu (do hebraico עברים, i.e. descendentes de Éber) é o nome do povo que viveu na região do Oriente Médio cerca do segundo milênio a.C., e que daria origem aos povos semitas como os judeus e os árabes, ainda que posteriormente o nome fosse associado apenas aos judeus.

20 comentários:

  1. legal minha filha esta estudando isso e esta gostando

    ResponderExcluir
  2. Muito obg pela pesquisa mais deveria dividir em tropicos esses conteudos

    ResponderExcluir
  3. amei eu estou fazendo trabalho de historia e estou gostando e eu sou 6 ano

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa pesquisa me esclareceu bastante

    ResponderExcluir
  6. Gostei aprendi uma coisa..Antes eu achava que judeos fosse um povo sem Deus ou ateu.. mas pelo contrário..sempre foram muito ligados a Deus...

    ResponderExcluir
  7. Gostei aprendi uma coisa..Antes eu achava que judeos fosse um povo sem Deus ou ateu.. mas pelo contrário..sempre foram muito ligados a Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade os hebreus(hoje judeus) foi o povo escolhido por Deus para ser povo Dele. Ao longo de muitos anos e desobediências Deus enviou o seu filho Jesus Cristo para remir o seu povo. Entretanto os hebreus não aceitaram o Cristo que veio, pois para eles, o Messias(Cristo) viria como um rei, da linhagem de Davi.
      Eles não acreditam que Cristo veio através de um carpinteiro, ainda aguardam a vinda do Messias.
      Tanto que o próprio povo hebreu quem condenou Cristo à morte na cruz.
      A partir de então, a graça(Cristo) foi aberta aos gentios(todo mundo que não é judeu, ou seja, nós). A grade de Cristo está reservada a tantos quantos crerem no teu nome, e confessarem que Ele é o filho de Deus que veio para salvar o mundo.
      Existem judeus cristãos, são conhecidos como cristãos messiânicos, esses creem em Jesus, são poucos, mas existem.

      Excluir
    2. Nossa.... agora tudo faz sentido

      Excluir
  8. Gostei me esclareceu quem são os hebreus nos tempos de hj

    ResponderExcluir
  9. Não entendi ******** nem uma
    Quem não estiver satisfeito vai tomar no centro do **

    ResponderExcluir